Fla galera segue a análise :
Com a chegada do Nintendo 3DS é natural que os primeiros jogos do portátil se preocupem mais em mostrar efeitos tridimensionais divertidos e em trocar figurinhas através da função Street Pass, com graus de sucesso variados. Não é o caso de "Ghost Recon: Shadow Wars", game de estratégia em turnos da Ubisoft.
"Shadow Wars" segue a tradição de bons games de estratégia como "Advance Wars" e "Fire Emblem", que influenciam claramente o sistema de controle e a jogabilidade. Comparado com esses clássicos do Nintendo DS, o jogo da Ubisoft sai perdendo em alguns pontos: a história por trás da campanha principal é bem fraquinha, com as tramas políticas e a guerra quase futurista de Tom Clancy e os personagens, o time de Ghosts controlado pelo jogador, que não é mais do que um esquadrão de clichês de jogos militares - o atirador de elite silencioso, o líder durão e o grandalhão bem humorado carregando uma metralhadora gigante, entre outros.
Os gráficos também não são nenhuma amostra do poderio do 3DS, com personagens que parecem feitos de papel, que lembram os bonecos de "Grand Theft Auto: Chinatown Wars" e cenários estáticos, formados por desfiladeiros, vilarejos e áreas industriais. A situação melhora com o efeito 3D ligado, que dá uma sensação de profundidade e faz os mapas parecerem pequenas maquetes na tela do portátil.
Estrategista nato
Onde "Ghost Recon: Shadow Wars" brilha mesmo é na jogabilidade: cada unidade tem seu poder de fogo e capacidade de movimento equilibrados para proporcionar um desafio constante. São seis classes de unidades, cada uma com suas forças e fraquezas. A médica consegue se curar e também curar os aliados, mas não tem muito poder de fogo. O atirador de elite acerta alvos mais distantes, mas é incapaz de revidar quando atacado.
As primeiras missões vão introduzindo cada classe e ensinando ao jogador suas vantagens e desvantagens. O mesmo vale para o ambiente: é preciso explorar os diferentes tipos de cobertura e a altura em que se está em relação aos oponentes. "Shadow Wars" oferece três níveis de dificuldade: Rookie, Veteran e Elite. No nível mais difícil, o game se torna uma verdadeira partida de xadrez, com inimigos inteligentes e impiedosos, em que alguns poucos movimentos errados são certeza de derrota.
A campanha solo é composta de 37 missões e vai tomar cerca de 20 horas dos estrategistas mais dedicados. Durante cada uma, os objetivos vão surgindo aos poucos, conforme a ação se desenvolve. Por exemplo, primeiro você deve destruir um lança-mísseis, para em seguida resgatar um grupo de soldados e por fim, resistir ao contra-ataque inimigo. A distribuição dos objetivos impede que o jogo se torne repetitivo.
Há também as missões Skirmish, fases baseados nos cenários da campanha e liberadas de acordo com seu progresso. Nessas missões, você escolhe quais Ghosts enviar para as partidas, que oferecem uma boa variedade para a campanha solo e aumentam a vida útil do jogo.
Outra modalidade, liberada conforme o avanço na campanha solo, é o multiplayer. Você escolhe entre os mapas disponíveis e sua tropa enfrenta os soldados de um amigo (ou seria inimigo?). Esse modo, porém, apresenta um problema grave: só funciona em um 3DS. As batalhas são disputadas turno à turno, com um jogador passando o portátil para o outro. Não é possível jogar contra um amigo em rede local nem em partidas online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário